
A Câmara Municipal de Ibitirama-ES, terminou nesta quinta-feira (10) a 5ª Sessão Ordinária. A Sessão que se iniciou na quinta passada (03) havia sido suspensa quando ainda estava na leitura do Pequeno Expediente, em virtude de falta de energia elétrica.



Nesta quinta o presidente, José Tavares de Moura (PMDB), reabriu os trabalhos com a continuação da leitura dos projetos de leis recebidos, entre eles o PLO 13/2014, que “Dispõe sobre a obrigatoriedade da prévia inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal no âmbito do município de Ibitirama e dá outras providências” e o PLO 14/2014 que “Institui, no âmbito do município de Ibitirama, a bolsa moradia e alimentação para os médicos participantes do programa Mais Médicos para o Brasil.”
Também foi lida uma emenda supressiva de autoria do vereador Renan Leal (SDD), ao PLO 08/2014 que “Unifica as licitações para compras públicas da Prefeitura e autarquias municipais do município de Ibitirama, institui o registro cadastral único e dá outras providências”. Em virtude dessa emenda o PLO, que figurava na Ordem do Dia, foi remetido à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para análise acerca da admissibilidade e constitucionalidade da emenda. No Grande Expediente, usaram da palavra os vereadores José Maria Braz (PSB) que encaminhou ofícios para o Executivo solicitando a abertura de estradas no Córrego Santo Antônio, o patrolamento nas estradas que ligam a ponte do Antônio Gomes do Carmo (Ponte do Lilino) a São José passando pelo sítio do Luiz Gato e o reassentamento de bloquetes nas adjacências da Escola Estadual “Antônio Lemos Junior”. Os vereadores Renan Leal (SDD) e Claudio do Jó (PSD) subiram o tom, fazendo duras críticas à administração e encaminhando ofícios à Prefeitura Municipal solicitando esclarecimentos e providências, em áreas prioritárias como a Saúde que segundo os mesmos estão cada vez mais defasadas. O vereador Claudio criticou ainda as pontes de madeira e lembrou ainda que mais uma foi incendiada na sua região, além de criticar as estradas rurais em péssimas condições de tráfego. O vereador Renan lembrou também do asfalto de Ibitirama ao distrito de Santa Marta, que segundo o mesmo encontra-se destruído podendo até causar acidentes devido aos inúmeros buracos. Sem matéria a ser votada, o presidente encerrou os trabalhos convocando para a 6ª Sessão que se realizará na quinta-feira, dia 24 de abril, em virtude de a próxima quinta, dia 17, ser Quinta-feira Santa, lembrou ainda que nesta Sessão será realizada uma prestação de contas do ano de 2013 pelo Prefeito Municipal e sua equipe.